Prograd e Biblioteca Central orientam cursos sobre reformulação de PPCs


Publicado em: 25/11/2022 15:11:32


A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Biblioteca Central estão realizando reuniões em todos os campi da Universidade para tratar da utilização de plataformas de livros digitais por toda a instituição e também do processo de reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Graduação. Como explica a pró-reitora de Graduação, Verônica Cordovil, além das dúvidas sobre a reformulação de PPCs que são comuns a maior parte dos cursos, há ainda uma série de particularidades que precisam ser consideradas em muitas das graduações. “Temos realizado orientações constantes, e realizado reuniões virtuais com os departamentos, mas estar junto com os docentes é fundamental para fazer o processo de reformulação agiliza e ajuda a encontrar soluções”.

A agenda de reuniões começou pelo Campus de Guajará-Mirim, na terça-feira, dia 22, e prosseguiu na sexta-feira, dia 25, no Campus de Ariquemes. Já a partir do dia 29 de novembro as reuniões serão retomadas no Campus de Vilhena (dia 29/11), Cacoal (dia 30/11), Presidente Médici (dia 30/11), Rolim de Moura (dia 01/12), e Ji-Paraná (dia 02/12). Em todos os campi as equipes de técnicos e gestores da Biblioteca Central e da Prograd se reúne com a direções das bibliotecas setoriais, direção do campus e com as chefias de departamentos e docentes, para apresentar as orientações sobre o uso das plataformas de livros digitais disponíveis à UNIR e sobre as reformulações necessárias de serem realizadas nos PPCs.

Curricularização de Extensão e novas diretrizes – Atualmente todos os cursos de graduação da UNIR estão em processo de reformulação de seus PPCs, o que deve ser realizado a fim de atender novas diretrizes. A principal delas é a necessidade de incluir em todos os PPCs as atividades de extensão, o que é agora obrigatório para todas as instituições de ensino superior brasileiras. A curricularização da extensão é um processo já iniciado e que deve ser efetivado considerando as características de cada graduação. Além disso, há novas diretrizes curriculares estabelecidas para diversas graduações em específico, como é o caso dos cursos de Direito, cursos de Engenharia, Educação Física e Administração, e os cursos de Licenciatura, que também devem ser atendidas por meio da reformulação dos PPCs.

Livros Digitais –Junto com as orientações sobre a reformulação de PPCs também está sendo realizada a apresentação e realizadas orientações sobre a disponibilização das coleções de livros digitais disponíveis por meio da Minha Biblioteca e Pearson, além das plataformas Ebsco e Springer, todas adquiridas recentemente pela UNIR e disponíveis para acesso de toda a comunidade universitária. Como explica a diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR, Marina Girard, trata-se de um serviço que além de ampliar os títulos disponíveis, também atualiza todo o acervo de maneira contínua. “Com isso os PPCs que estão sendo atualizados já podem incorporar estes títulos e garantir referências bibiográficas atualizadas e de fácil acesso aos alunos”, explica. Nas reuniões também estão indicados os acessos ao Portal da Capes e às obras disponibilizadas pela Editoria da UNIR, a Edufro. 

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.