Reitoria – Permanência das medidas de segurança sanitária para prevenção à Covid-19


Publicado em: 16/11/2022 12:01:54


A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia, atenta aos novos casos de Covid-19 registrados entre membros da Comunidade Universitária e considerando os alertas apresentados por especialistas (Aumento de CasosUso de MáscarasNota Técnica do Ministério da Saúde), sobre possível nova onda de contaminação, como ocorre em alguns países na Europa, reforça que se sejam mantidos e reforçados os cuidados (uso de máscaras, higienização frequente das mãos e, sempre que possível, evitar aglomerações, e, sobretudo, vacinação em dia) para prevenir a contaminação. Neste sentido apresentamos os seguintes esclarecimentos e informações:

1- O uso de máscaras permanece obrigatório nos ambientes fechados da UNIR, conforme determina a Portaria nº 290/2022/GR/UNIR, de 10 de maio de 2022.

2- A UNIR dispõe de máscaras, disponíveis no Almoxarifado, que podem ser solicitadas pelos diversos setores da Universidade de acordo com suas demandas. A recomendação é para que sejam distribuídas para todos os estudantes e servidores, e que haja prioridade para aqueles que possuem mais de 60 anos ou que apresentem condições clínicas de risco para desenvolvimento de complicações da Covid-19.

3- A Universidade tem disponíveis totens com pedal, para utilização de álcool em gel (recentemente entregues à instituição) para serem instalados nas unidades, devendo  ser articulado com a CSG do campus de Porto Velho e com as diretorias dos campi. Recomendamos a instalação como forma de estimular a assepsia das mãos, ação fundamental para prevenir da Covid-19, além de inúmeras outras doenças.

4- Conforme Resolução nº 437/Consun, de 25 de agosto de 2022 é obrigatória a comprovação de esquema vacinal contra a Covid-19.

5- Solicitamos, a quem ainda não o fez, tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, e que todas e todos estimulem as pessoas próximas a atualizarem o cartão vacinal.

6- Servidores e estudantes que apresentarem sintomas gripais devem procurar imediatamente uma unidade de saúde ou seu médico particular, e seguir as prescrições apresentadas pelo profissional de saúde.

7- Em caso de confirmação de Covid-19, deve-se informar as pessoas contatadas nos últimos dias, e seguir as orientações da Portaria Interministerial MTP/MS Nº 17, de 22 de março de 2022, que detalha medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho, e prevê a eventual necessidade de afastamento de atividades laborais presenciais.

8- Atividades mediadas por recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, ou outros meios convencionais, são opção em casos de impossibilidade de serem realizadas presencialmente, mas deve-se, obrigatoriamente, observar a Resolução nº 421/Consea, de 14 de junho de 2022.

9- Havendo dúvidas, pode-se fazer contato com Call Center UNIR Covid-19 (69 2182-2260 – WhatsApp).

A Administração Superior da UNIR segue atenta à toda a Comunidade Universitária e aos dados referentes à Covid-19 em todas as regiões de Rondônia, de modo a atuar de maneira breve e efetiva se necessário. Do mesmo modo, reitera a necessidade de envolvimento e atenção de todas e todos às medidas de prevenção. Em conjunto poderemos atuar de modo a minimizar novos impactos da pandemia nas atividades da Universidade, ao mesmo tempo em que garantimos a maior segurança possível à nossa comunidade.  

 

Profa. Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira

Reitora

 

Prof. Dr. José Juliano Cedaro

Vice-Reitor

 

Profa. Dra. Aurineide Alves Braga

Chefe de Gabinete

 

Prof. Dr. Artur de Souza Moret

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

 

Prof. Dr. George Queiroga Estrela

Pró-Reitor de Planejamento

 

 Profa. Dra. Lorena Candice de Araújo Andrade

Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis

 

Prof. Dr. Marcos César dos Santos

Pró-Reitor de Administração

 

Dra. Verônica Ribeiro da Silva Cordovil

Pró-Reitora de Graduação

 

Ma. Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias

Diretora Administrativa do Campus de Porto Velho

 

Prof. Dr. Sandro Adalberto Colferai

Assessor de Comunicação

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.