Curso de Jornalismo da UNIR prepara evento para discutir a profissão em Rondônia


Publicado em: 08/11/2022 11:27:29


Os profissionais da Comunicação e estudantes de Jornalismo de Rondônia têm um encontro marcado no Primeiro Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense, o CANOAR. O evento é organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, a UNIR, e será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, de forma presencial. As inscrições são gratuitas, abertas ao público geral, e podem ser feitas até o dia 14 de novembro pelo site www.canoar.unir.br.  

O Colóquio traz o tema “Jornalismo, Democracia e Desigualdade”, e vai reunir estudantes, jornalistas, pesquisadores, profissionais da área de comunicação e demais interessados para uma série de debates sobre o mercado local e regional e os desafios da profissão.  

A programação terá mesas de debates com convidados regionais e nacionais, além de atividades culturais, com expositores e apresentações artísticas. Haverá, ainda, a votação e a premiação do concurso que vai escolher a logomarca do curso de Jornalismo, que completa 20 anos no Estado. No último dia do evento, haverá uma série de minicursos voltados para os estudantes.  

 

Fique por dentro da programação 

O evento acontece de segunda a sábado e tem uma programação repleta de atividades: de segunda a sexta, entre 16h e 19h, os inscritos serão recebidos em uma Feira Cultural e Gastronômica, com expositores de Porto Velho. Neste mesmo horário, apenas na terça, haverá o momento “Memórias do Jornalismo Rondoniense”, a partir de relatos de profissionais da área. Em todos os dias, as mesas redondas começam a partir das 19h, com os seguintes assuntos:  

Segunda: Interface entre jornalismo e meio ambiente 

Terça: A importância do Jornalismo na defesa da democracia  

Quarta: Jornalismo e desigualdade: acesso, produção e representação 

Quinta: Rotinas produtivas e precarização do jornalismo/Premiação da logomarca do curso 

Sexta: Produção audiovisual na Amazônia 

Já no sábado, o CANOAR encerra com oficinas práticas voltadas para os alunos de Jornalismo, buscando aprofundar conhecimentos úteis à profissão. Os conteúdos são variados: Edição de vídeo; Noções básicas de fotografia; Radiojornalismo Esportivo; Produção de conteúdo para redes sociais digitais; Técnicas de entrevista. 

Segundo a professora Andréa Cattaneo, coordenadora da comissão organizadora do evento, a ideia foi “Construir uma programação que proporcione vieses teóricos, práticos e críticos acerca do tema central, tão atual, para compreender a realidade das técnicas aprendidas por estudantes e praticadas por profissionais da área, diante da imensidão de fatos amazônicos”.  

Para mais informações acesse www.canoar.unir.br  

Acompanhe o Canoar no Instagram: @canoar.unir

 

Serviço - I Colóquio de Comunicação e Cultura na Amazônia Rondoniense (Canoar)  

Quando: 14 a 19 de novembro   

Inscrições: a partir de 14 de outubro pelo site www.canoar.unir.br   

Local: Escola do Legislativo de Rondônia - Porto Velho

Público-alvo: jornalistas, publicitários, estudantes de Jornalismo/Publicidade e Propaganda, professores e público em geral

 

CANOAR Programação 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.