UNIR abre processo seletivo para mestrado em Filosofia


Publicado em: 31/10/2022 11:36:20


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu processo seletivo para o preenchimento de 20 vagas para ingresso em 2023 no Mestrado Acadêmico em Filosofia. Do total de vagas ofertadas, 16 são em caráter de ampla concorrência e quatro são destinadas às políticas afirmativas. Os candidatos interessados podem realizar as inscrições, neste link, até 29/01/2023.

Este processo seletivo é destinado para graduados em nível superior em qualquer área do conhecimento, com diploma emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecido pelo MEC.

A seleção será composta de duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa e entrevista virtual, ambas realizadas pela mesma banca avaliadora. Após a matrícula, o candidato aprovado deverá comprovar proficiência em Língua Estrangeira em até 12 meses.

Linhas de Pesquisa

O mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil/UNIR) é composto por duas linhas de pesquisa: Ética e Filosofia Política Moderna; e Ética e Filosofia Política Contemporânea.

A primeira linha busca estudar os discursos propriamente modernos no que tange à Ética e Filosofia Política em sua tematização do campo do político, da moral e suas relações: Estado, direitos, esfera pública, representação, legitimação política, racionalidade, ação, secularização, universalismo etc. A fundamentação normativa da ação humana e do campo do político, nos discursos filosóficos modernos, ganha destaque especial nessa linha de pesquisa.

Já a linha 2, Ética e Filosofia Política Contemporânea, tem como objetivo estudar o pensamento contemporâneo e a herança da Modernidade, seja enquanto afirmação, seja enquanto contraposição a ela. Visa também abordar a fundamentação contemporânea da ética e suas aplicações nos problemas contemporâneos e futuros, ressaltando-se as relações entre ética, ciência, religião, antropologia, cultura, linguagem, ontologia, natureza, animalidade e política, dentre outros.

 

Mestrado Acadêmico em Filosofia – campus de Porto Velho

Inscrições: até 29/01/2023 (neste link)

Vagas: 20 (10 vagas para a linha de pesquisa 1; e 10 vagas para a linha 2)

Público-alvo: portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento

Acesse aqui o edital.

Informações adicionais sobre o programa podem ser consultadas aqui.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.