Mestrado Acadêmico em Estudos Literários abre seleção para ingresso em 2023


Publicado em: 26/10/2022 09:38:06


O Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (PPGMEL) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre 2023. São ofertadas 24 vagas em caráter de ampla concorrência e seis vagas para políticas afirmativas. As inscrições podem ser realizadas, neste link, até 31 de janeiro de 2023.

Podem se inscrever neste processo seletivo todos os portadores de diploma ou comprovante de conclusão de curso superior, reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil. A seleção será feita em duas etapas: prova escrita e entrevista com avaliação dos projetos de pesquisa. O candidato também deverá comprovar proficiência em Língua Estrangeira em até 12 meses.

Linhas de pesquisa

O Mestrado Acadêmico em Estudos Literários possui duas linhas de pesquisa. A primeira linha, “Estudos de Literatura, Cultura e Letramento”, tem como objetivo reunir estudos cuja temática se atenha à análise de obras de diferentes gêneros literários, a partir de uma leitura crítica com abordagem em diferentes correntes teóricas, aplicadas à literatura e outras artes, e estudos de recepção e circulação. Dentre as perspectivas da circulação, a linha leva em conta a formação do leitor a partir do letramento literário e da aplicação teórica desse referencial.

A segunda linha de pesquisa, “Literatura, Memória e Identidade Pan-amazônicas”, possui enfoque em estudos de literatura de diversos gêneros, das complexidades das memórias (individuais e/ou coletivas) e das questões de identidades presentes em textos literários produzidos na ou sobre a Amazônia, contemplando também os estudos de fronteiras, físicas e culturais, bem como de sujeitos humanos e não-humanos, visíveis e invisíveis dessas fronteiras narrativas.

 

Mestrado Acadêmico em Estudos Literários

Inscrições: até 31/01/2023 (neste link)

Vagas: 24 vagas para ampla concorrência (12 vagas para a Linha de pesquisa 1, e 12 vagas para a linha 2); e seis vagas para políticas afirmativas

Público-alvo: portadores de diploma ou comprovante de conclusão de Curso Superior, reconhecido pelo MEC ou revalidado no Brasil

Acesse aqui o edital.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.