UNIR e Ufal realizam 1º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde


Publicado em: 21/09/2022 13:59:42


As universidades federais de Rondônia (Unir) e de Alagoas (Ufal) juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) realizam nos dias 22 e 23 de setembro o 1º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um evento virtual que discutirá o tema: Os desafios da atenção, gestão e educação em saúde no Brasil atual.

O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências práticas entre profissionais e pesquisadores que atuam no Sistema Único de Saúde, fomentando a reflexão crítica sobre os processos envolvidos na assistência, educação, gestão e produção acadêmica em saúde, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Para isso, o simpósio promoverá espaços de discussão sobre a assistência, a gestão e a produção acadêmica, em sua interface com educação, a formação e a pesquisa em saúde, com vistas ao fortalecimento da APS em âmbito nacional e com ênfase nas experiências resultantes do ProfSaúde, contribuindo para a sua efetivação como ferramenta para consolidação do SUS.

Trabalhadores da assistência à saúde e da gestão; profissionais-residentes, docentes, preceptores, tutores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em saúde e áreas afins; pesquisadores do campo da saúde coletiva; conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde integram o público aguardado para o evento.

Entre os temas em pauta durante o seminário estão: a Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde; escrita científica; avaliação das lesões cutâneas na Atenção Primária à Saúde (APS); pré-natal odontológico: cuidado do binômio mãe-bebê; atenção à saúde do trabalhador; desafio do mestrado profissional em saúde coletiva; educação permanente para os profissionais da APS; gestão da APS em tempos de covid-19; entre outros.

Link para a cerimônia de abertura do 1º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=1TVIPyO-YBE (dia 22/09, às 18h30).

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.