Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Matemática


Publicado em: 20/09/2022 11:08:14


PROFMATO Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), programa de mestrado na área de Matemática com oferta nacional coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), está com inscrições abertas no processo seletivo para ingresso em março de 2023. São ofertadas 13 vagas para a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus de Porto Velho, e as inscrições devem ser realizadas até o dia 3 de outubro, neste link.

O objetivo do curso é proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente aos professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional. Assim, o público-alvo são os professores pertencentes ao quadro permanente de servidores efetivamente em exercício de docência em Matemática nas escolas da rede pública de ensino, com diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

A prova que seleciona os candidatos para o mestrado do Profmat é o Exame Nacional de Acesso (ENA), cujas inscrições estão abertas. No ato da inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais de identificação e de contato, sua formação acadêmica, atuação profissional, além de selecionar a Instituição Associada e o campus desta Instituição onde pretende cursar o Profmat. Na UNIR, as 13 vagas são para o campus de Porto Velho.

O Exame consistirá em uma prova presencial, que será realizada no dia 22 de outubro de 2022, composta por 30 questões de múltipla escolha, com o objetivo de avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade e algébricos dos candidatos.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional, formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O Profmat surgiu mediante uma ação induzida pela Capes junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

Exame Nacional de Acesso ao Profmat

Inscrições: 05/09 a 03/10 (neste link)

Vagas: 13

Público-alvo: Professores pertencentes ao quadro permanente de servidores efetivamente vinculados ao exercício de docência de Matemática em escolas da rede pública de ensino.

Consulte o edital aqui.

Para mais detalhes, acesse aqui a página do Profmat/UNIR.

 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.