Programa de extensão da UNIR oferta formação continuada para professores


Publicado em: 05/09/2022 13:46:37


Áreas atendidas são Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências

 

A partir do dia 14 de setembro a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inicia nos campi de Rolim de Moura e Ji-Paraná um programa de extensão voltado para a formação continuada de pesquisadores e professores da educação básica. Com atividades a serem desenvolvidas em Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Vilhena, o principal objetivo é promover a formação de professores por meio da oferta de cursos de extensão, palestras, rodas de conversa e, principalmente, incentivando-os a participarem dos mestrados ofertados pela UNIR nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Ciências da Natureza.

O projeto é intitulado “Diálogos, experiências e pesquisas com professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências no contexto da formação continuada” e terá duração de dois anos, de setembro de 2022 a setembro de 2024. Ao longo desse período serão realizados dois eventos anuais e 16 cursos distintos (que serão institucionalizados após aprovação do programa), totalizando quase 600 horas de atividades desenvolvidas nos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Vilhena.

Atividades - As atividades do projeto começam com a realização do I ENSCINEM – I Seminário de Extensão dos Mestrados em Ensino e Ciências da Natureza  (PGECN) e Educação Matemática (PPGEM), que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro. Com duração de 30 horas, trata-se de um evento de abertura que tem o intuito de apresentar a proposta do programa de extensão e realizar o planejamento das ações de formação (saiba mais e inscreva-se aqui).

Inscrições para os cursos - As inscrições para os cursos de extensão estarão disponíveis após o seminário por meio do sistema Sigaa/UNIR. Serão disponibilizadas 915 vagas no total, reunindo todos os 16 cursos, e os critérios de seleção dos participantes serão estabelecidos pelos docentes coordenadores de cada oferta. Como o projeto é voltado especialmente para a capacitação de professores, o público-alvo são os docentes que lecionam matemática (pedagogos e licenciados em matemática), ciências, biologia, física e química, além de acadêmicos e pesquisadores dessas áreas.

Temas dos cursos - Os temas abordados nas capacitações são relacionados aos processos de ensino-aprendizagem, incluindo elaboração de projetos de pesquisa e artigo científico; estratégias metodológicas e práticas para ensino; educação financeira para Ensino Fundamental e Médio; robótica na escola; construção de identidade docente por meio de memórias; discussão de ciências, filosofia e sociologia por meio de filmes; experimentos práticos de física clássica; especificidades da EJA na matemática; oficina de química básica e ácida; história ambiental em debate na Amazônia rondoniense; entre outros.

Além do seminário de iniciação e dos cursos de formação, também estão previstas atividades complementares como palestras ministradas por pesquisadores externos aos programas e rodas de conversas acerca das diferentes temáticas que tangenciarão os cursos. E ao final do programa, no segundo semestre de 2024, haverá um seminário de encerramento para apresentação, socialização e divulgação das experiências e pesquisas desenvolvidas durante os dois anos, bem como para avaliar de forma coletiva das ações realizadas.

“Esperamos que o programa propicie conhecimento sobre diferentes temáticas que se articulam com o processo de ensino-aprendizagem de matemática e das disciplinas vinculadas à área das ciências da natureza, a fim de contribuir com a prática desses profissionais”, afirma o coordenador, professor Sérgio Gouveia.

Consulte aqui os eventos e cursos que serão ofertados pelo programa.

 

Projeto de extensão - Diálogos, experiências e pesquisas com professores que ensinam matemática, física, química, biologia e ciências no contexto da formação continuada

Período de Realização: 14/09/2022 a 14/09/2024

Público-alvo: acadêmicos, pesquisadores e professores de Matemática, Pedagogia, Física, Química, Biologia e Ciências

Contato

E-mail: programaextensao@unir.br

Site: https://enscinem.unir.br/

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.