Docente da UNIR lança livro sobre a cobertura jornalística do 11/09


Publicado em: 02/09/2022 12:55:35


O ataque às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001, foi um dos acontecimentos mais marcantes do mundo ocidental, e que causou mudanças na configuração da economia entre outros âmbitos, incluindo a prática do jornalismo tradicional e também digital.

Estas mudanças são abordadas no livro “Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/09”, de autoria de Allysson Viana Martins, docente no curso de Jornalismo e coordenador do Grupo de Pesquisas em Mídias Digitais e Internet (MíDI) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O livro foi lançado pela Editora da Universidade Federal de Rondônia (Edufro) e está disponível para download (acesse  aqui).

Após uma contextualização e aprofundamento do atentado, o autor analisa como a cobertura da imprensa foi importante para registrar a sequência de acontecimentos, ao mesmo tempo em que contribuiu para a ocorrência sucessiva de outros fatos históricos, como guerras e intolerância. Allysson avalia como meios de comunicação dos EUA, Brasil e Reino Unido se comportaram dez anos depois do atentado e agora, com mais avanços tecnológicos, além de traçar uma linha que percorre a evolução e ascensão da internet, do uso da memória para armazenamento de conteúdo e, consequentemente, do jornalismo digital, relacionando-os aos conteúdos jornalísticos sobre os dez anos do 11 de setembro.

“Os principais aspectos que guiaram este livro foram: a memória em uma nova ecologia, também midiática; o realce dado pelos jornais, com o desenvolvimento de especiais e páginas específicas, para os seus conteúdos sobre a efeméride dos dez anos do 11 de setembro; e a comemoração do decenário do acontecimento que contribuiu para a modificação da prática do jornalismo tradicional e do incipiente jornalismo digital” afirma o autor do livro.

Acesse aqui o e-book “Jornalismo digital entre redes de memórias na efeméride do 11/09".

Saiba mais sobre o livro no vídeo abaixo, produzido pelo Grupo MíDI, da UNIR, que atua em divulgações científicas.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.