Leitura de cartas pela Democracia em Conselho Superior da UNIR


Publicado em: 11/08/2022 13:12:54


As leituras de três cartas pela Democracia e em defesa do Estado Democrático foram realizadas na abertura da sessão do Conselho Superior Acadêmico (Consea) da Universidade Federal de Rondônia, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 11. O ato de leitura, proposto pela Reitoria da UNIR em articulação com o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa) e o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), se alinha às manifestações realizadas em diversas outras Universidades brasileiras ao longo do mesmo dia.

As três cartas lidas na sessão do Consea foram elaboradas por diferentes entidades e todas focadas na defesa da Democracia e dos processos e instituições necessárias à sua manutenção e fortalecimento. A Nota Pública de Confiança no Sistema Eleitoral Brasileiro, elaborada pelo Departamento de Ciências Jurídicas da UNIR, Campus de Porto Velho, em divulgada originalmente no dia 22 de julho, foi lida pela professora do curso de Direito, Rosalina Nantes.

Já a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que já conta com mais de 800 assinaturas de apoiadores, foi lida por uma aluna da UNIR. Indígena da etnia OroMon, a professora Jap Oro Mon, que é egressa do curso de Letras, do Campus de Guajará-Mirim e estudante do Mestrado em letras da UNIR, leu o texto que ao longo da quinta-feira foi lido também em dezenas de Universidades. 

A reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, fez a leitura da carta As Universidade e Institutos Federais pela Democracia e Eleições Livres, elaborada pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em conjunto com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). 

Na abertura da sessão a reitora Marcele Pereira, que é vice-presidente da Andifes, destacou que a UNIR é, junto com o conjunto das Universidades Federais, signatária da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito! e da carta As Universidades e Institutos Federais pela Democracia e Eleições Livres, por meio da Andifes, entidade à qual a Universidade é filiada. 

 

 

 

Fonte: UNIR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.