UNIR está entre as Universidades com melhor gestão de custos


Publicado em: 29/07/2022 20:22:16


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é uma das três universidades federais que lideram o ranking de melhor qualidade da informação de custos. O índice foi divulgado nesta semana pelo Tesouro Nacional e está explícito no Boletim Foco em Custos. No total foram analisados os dados de 63 universidades federais: personalização, regularidade, dispersão e economicidade. Os dados se referem a 2021 e o desempenho da UNIR refletiu o equilíbrio entre os critérios de análise. O ranking tem como objetivo reconhecer as instituições que se destacaram na apresentação de informações e estimular a permanente melhoria na mensuração e divulgação dos dados.

De acordo com a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, o resultado alcançado pela Universidade é reflexo do constante esforço em apresentar com transparência tanto à comunidade universitária quanto à sociedade como os recursos estão sendo aplicados. “Este é um princípio que para nós é básico, pois prestamos serviços à sociedade, somos uma instituição pública e gratuita, o que não significa ausência de custos. E estes precisam estar claros para a população e para os órgãos de controle. Com mais clareza no uso dos recursos conseguimos gerir melhor o que recebemos e melhorar cada vez mais a qualidade e quantidade de serviços oferecidos”, detalha a reitora da UNIR.  

O bom desempenho da UNIR é reflexo do aumento da capacidade de identificar detalhamentos das despesas com pessoal e custeio nos diversos setores gestores de recursos, como os oito campi e as pró-reitorias. Como explica o pró-reitor de Planejamento, professor George Queiroga, os procedimentos e rotinas da gestão adotados garantem a regularidade e a consistência dos dados informados, e com isso há informações disponíveis para melhor tomada de decisão. “Quanto mais conhecermos a natureza dos nossos custos e onde os recursos estão de fato sendo aplicados, maior será a segurança para planejar”, explica o pró-reitor.

Ranking de desempenho - Os rankings de desempenho, como é o caso do Boletim Foco em Custos, são elaborados a partir de indicadores da implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão) e da utilização das ferramentas de detalhamento de custos (personalização) à disposição no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). A nota resulta da soma ponderada de cada indicador com os pesos de 50% para a regularidade, 10% para a dispersão e 40% para a personalização, sendo apresentada em escala de 0 a 10.

Boletim Foco em Custos - Segundo o documento de apresentação do projeto, o Boletim Foco em Custos é uma ação do Tesouro Nacional para oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.