II Encontro Regional da Anpap Norte


Duração do Evento: 05/12/2022 à 06/12/2022


II Encontro Regional Anpap banner O Departamento Acadêmico de Artes (Dartes) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza entre os dias 5 e 6 de dezembro o II Encontro Regional da Anpap Norte. O evento será realizado de forma virtual via Zoom e YouTube e é voltado para discentes e pesquisadores em Artes Visuais da UNIR e de outras universidades, professores de artes, artistas, produtores culturais, e para a população em geral que tenha interesse no tema. As inscrições podem ser realizadas neste link.

O II Encontro Regional da Anpap Norte foi elaborado por pesquisadores e educadores conectados às universidades federais da Amazônia, organizado neste momento pelo estado de Rondônia, pela UNIR, e o tema busca questionar “O que faremos hoje para decolonizar o amanhã?”.

O evento também acolhe discussões sobre as visualidades amazônicas, sobre os aspectos artísticos e estéticos, que promovem a relação entre poética e múltiplas potencialidades impulsionadas no pensar/fazer/saber amazônico e narrativas acionadas nos atos de observar, registrar, descrever, criar, imaginar e compartilhar, permeadas por sentidos e sensibilidades, para tratar acerca do ver, esperar, pensar e sentir a Amazônia. Ou seja, apresentar e discutir a partir da produção de materiais sensíveis diversos, seja ele artístico, estético ou simbólico de modo colaborativo entre interlocutores e o meio acadêmico.

O objetivo é observar e refletir sobre as ações ordinárias e suas estéticas portáteis que contornam a vida, a sociabilidade e o imaginário dos povos da Amazônia. “A ideia é confrontar sentimentos a uma patrimonialização e representação forjada da Amazônia como herança colonial, escravocrata e violenta que infelizmente ainda se faz sentir nos mais diversos tipos de patrimônios: coleções, sítios arqueológicos, centros históricos, museus e monumentos” afirma Pritama Brussolo, coordenadora do evento.

O evento conta com palestras de artistas regionais e também com cinco mesas distintas sobre diferentes perspectivas de trazer o tema proposto: 1) “Perspectivas institucionais: é possível decolonizar o museu?”; 2) “Educação decolonial na formação docente nas artes visuais na Amazônia”; 3) “Transculturalidades poéticas no saber artístico amazônico”; 4) “Outras histórias, narrativas e epistemologias possíveis”; 5) “Circuitos de arte na Amazônia: produção, difusão e acesso”.

 

II Encontro Regional Anpap Programação II Encontro Regional da Anpap Norte - Rondônia

Data: de 5 a 6 de dezembro

Inscrições: neste link

Público-alvo: Discentes e pesquisadores em Artes Visuais da UNIR e de outras universidades, professores de artes, artistas, produtores culturais, população em geral que tenha interesse no tema etc.

Local/formato: online, Via Zoom e YouTube

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.