Seminário de Hidrologia da Amazônia 2023


Duração do Evento: 27/06/2023 à 29/06/2023


Será realizado entre os dias 27 e 29 de junho, em Porto Velho, o I Seminário de Hidrologia na Amazônia, um evento organizado pelo Censipam em parceria com a UNIR, Ifro e outras universidades e instituições parceiras com o objetivo de debater a situação dos eventos hidrometeorológicos severos sobre a população e a economia da Amazônia, seus desafios e perspectivas futuras, bem como abordar as metodologias utilizadas para antecipar alertas em eventos hidrometeorológicos severos.

O tema desta primeira edição é Eventos hidrometeorológico severos, causas e consequências à Amazônia. Seu público-alvo inclui pesquisadores, representantes dos setores público, privado e sociedade civil, além de organizações intergovernamentais, incluindo os países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A iniciativa de utilidade pública terá formato híbrido e será realizada na capital de Rondônia, no campus Calama do Ifro, com transmissão ao vivo pelo Youtube. As inscrições para participação, presencial ou remota, podem ser feitas neste link. O evento contará com pesquisadores palestrantes de diversas instituições como UFPA, Ufam, UFMT, Ufopa, Ufal, UFRGS, UFABC, ANA, Inpe, ITV, Inpa e muitas outras.

Na programação (acesse aqui) constam palestras e mesas redondas que abordarão, entre outros temas, a importância do monitoramento hidrometeorológico para a preservação da Amazônia e seus recursos hídricos. Entre os assuntos estão eventos climáticos severos na bacia amazônica e seus efeitos em áreas urbanas, riscos e gestão de desastres e eventos severos na Amazônia, impactos ambientais do garimpo, ferramentas de monitoramento ambiental, análise das condições de hidrelétricas na Amazônia, entre outros.

A professora Tatiane Checchia, coordenadora do Laboratório de Hidrotecnia e docente no Departamento Acadêmico de Engenharia Civil da UNIR será palestrante no evento com o tema “Efeitos do desmatamento em extremos de seca e cheia na Amazônia”, no dia 28 (quarta-feira), das 11h20 às 12h.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.