Rua do Brincar em Rolim de Moura


Data do Evento: 03/06/2023


O curso de Pedagogia da UNIR/Campus Rolim de Moura promoverá, no dia 3 de junho de 2023, na rua Florianópolis, em Rolim de Moura, a primeira "Rua da Brincadeira - Rua da Leitura". Essa ação de extensão faz parte do projeto PIBEC, intitulado "Brincando em comunidade: infâncias, ludicidades e meio ambiente", que orienta as atividades da brinquedoteca Maria de Fátima de Oliveira. O projeto consiste em visitas das crianças da comunidade em geral e agendamento das escolas, além de promover a "Rua da Brincadeira - Rua da Leitura" em parceria com o Laboratório de Linguagens, Projeto Amigos da Gente e Rodas de História, que também fazem parte do PIBEC.

O foco desse evento é disseminar o brincar na cidade de Rolim de Moura e, como atividade itinerante, ocorrerá nas ruas dos bairros. Durante a "Rua da Brincadeira - Rua da Leitura", serão disponibilizados brinquedos, como cordas, bolas, bets e elásticos, e serão organizadas brincadeiras como rouba bandeira, amarelinha, queimada, esconde-esconde, entre outras. Paralelamente, será preparado um espaço de leitura, com contação de histórias, tapetes, pufes e livros infantis, que estarão disponíveis para as crianças e suas famílias durante todo o evento.

Essa iniciativa se inspira em projetos desenvolvidos em vários países ao redor do mundo e em diferentes cidades do Brasil que se unem pela Semana Mundial do Brincar, uma ação criada pelo movimento Aliança pela Infância em 1997, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do brincar e reforçar o respeito a esse direito das crianças. Atualmente, aproximadamente 60 cidades brasileiras têm a Semana Mundial do Brincar como lei instituída. Nessas localidades, durante a semana do dia 28 de maio (Dia Internacional do Brincar), as escolas e os espaços públicos organizam atividades lúdicas e palestras sobre o brincar e sua centralidade no desenvolvimento das crianças, promovendo uma grande mobilização em torno desse tema, que vem sendo muito debatido atualmente, principalmente diante do crescimento da urbanização e da falta de espaços abertos e contato com a natureza para as crianças.

Dessa forma, ao ser realizado no dia 3 de junho, dois dias antes do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o evento também chama a atenção para como os ambientes urbanos são planejados, com seus parques, ruas, praças e escolas, para a ocupação das crianças, que estão aprendendo, por meio de suas cidades, as primeiras noções de cidadania, respeito, coletividade e pertencimento. Esses aspectos estão intimamente relacionados com as questões ambientais e com a forma como temos proporcionado às crianças, para além do consumo, espaços e momentos para brincadeiras ao ar livre, coletivas e seguras em nossa cidade. 

Onde: Rua Florianópolis, ao lado do teatro 

Quando: 3 de junho de 2023, das 16h às 19h 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.