Publicado em: 06/09/2024 10:33:24
A primeira edição do evento nacional sobre cirurgia de pequenos animais aconteceu no Campus de Rolim de Moura
Em sua primeira edição, o Simpósio Nacional de Cirurgia de Pequenos Animais (Simpec) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reuniu mais de 60 participantes entre alunos, professores, pesquisadores e médicos veterinários da região. Realizado nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, em Rolim de Moura, o evento contou com a participação de discentes do curso de Medicina Veterinária da UNIR e de outras instituições públicas e privadas dos municípios de Ji-Paraná, Porto Velho, Colorado do Oeste e Jaru.
Sob a coordenação do professor Ivan Felismino Charas dos Santos (Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e Técnica Cirúrgica Veterinária) e vice-coordenação do professor Fernando do Carmo Silva, ambos docentes no Departamento de Medicina Veterinária da UNIR, o evento foi composto por palestras proferidas por médicos veterinários de renome na área de Cirurgia de Cães e Gatos, Anestesiologia e Diagnóstico por Imagem, além de dois Minicursos na área de Suturas/Retalhos Cutâneos e Ortopedia. A organização geral do evento foi realizada pelo Grupo de Estudos de Cirurgia de Pequenos Animais da UNIR (GECIP ), do Campus Rolim de Moura.
A Comissão Coordenadora do Simpec pensou no evento como uma forma de incentivar a comunidade acadêmica no que diz respeito à atualização dos principais temas na área de Cirurgia de Pequenos Animais. Por outro lado, foi uma oportunidade de transcender a distância entre o Estado de Rondônia, incluindo a UNIR, e os grandes centros de desenvolvimento da Medicina Veterinária, trazendo para o evento profissionais renomados e inserindo o Estado e a Universidade nas grandes discussões científicas nas áreas específicas do simpósio.
O Simpec foi o primeiro grande evento científico nacional na área, desde a criação do curso de Medicina Veterinária, que visou promover um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras acerca da Cirurgia de Pequenos Animais e áreas afins no cenário atual nacional e regional. Paralelamente, auxiliou no preparo, instrumentalização e atualização dos diferentes temas abordados no evento, no que diz respeito ao contexto amazônico, com a inserção do ensino, da pesquisa e da extensão, e com foco nos discentes, docentes, pesquisadores e médicos veterinários que atuam na área de Cirurgia de Pequenos Animais.
De acordo com o coordenador do Simpec, professor Ivan Felismino Charas dos Santos, "o simpósio aproximou os docentes e os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária de diferentes instituições, por meio de criação de redes de contatos. E colocando a UNIR como centro de referência na região Norte do país, também contribuiu com o processo de formação profissional ao propiciar o acesso direto aos palestrantes de renome nacional e regional nas áreas de Cirurgia de Pequenos Animais".