Acolhimento UNIR 2023.1 recebe alunos para novo semestre


Publicado em: 14/06/2023 16:55:05


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) retoma as aulas na segunda-feira, dia 19, em todos os oito campi para iniciar o semestre letivo 2023.1. Uma série de atividades acadêmicas, culturais e esportivas foi planejada para recepcionar os alunos no seu tradicional Acolhimento Acadêmico, que acontece de 19 a 23 de junho, no campus de Porto Velho. O objetivo é acolher os alunos que ingressam agora na UNIR e também aqueles que retornam para mais um semestre letivo na Instituição.

A semana de acolhimento é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) com o objetivo de integrar os acadêmicos ao ambiente universitário. Para isso são realizadas diversas ações como palestras, atividades artísticas, culturais e esportivas, buscando familiarizar os alunos à rotina acadêmica, bem como esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Universidade, a assistência estudantil e o oferecimento de benefícios (bolsas e auxílios) a alunos de baixa renda, por exemplo.

Aula inaugural e programação do campus de Porto Velho

A aula inaugural do semestre terá como tema "Racismo na universidade: Mais um desafio às Políticas da Igualdade Racial" e será ministrada pela secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, na quinta-feira (22), a partir das 10h, no auditório Paulo Freire, em Porto Velho. Haverá transmissão ao vivo da aula pelo canal da UNIR no Youtube (acesse aqui) para que toda a comunidade acadêmica tenha a oportunidade de participar da atividade.

No campus de Porto Velho haverá também uma roda de conversa sobre assédio e discriminação, palestra sobre a importância do recredenciamento institucional, apresentação sobre programas de bolsas, auxílios e assistência disponível para os alunos, além das ações internas realizadas pelos departamentos acadêmicos e das atividades esportivas e culturais. A programação completa do campus está disponível abaixo.

19 de junho - segunda-feira

Manhã: Ações de acolhimento propostas pelos Departamentos

Tarde: Ações de acolhimento propostas pelos Departamentos

Noite: 

Local: Tatuzão

18h - Vôlei Masculino - Furiosa x Demolidora 

19h - Vôlei Feminino - Demolidora x Perversa

20h - Futsal Masculino - Macabra x Esmagadora 

21h - Futsal Feminino - Macabra x Esmagadora

 

20 de junho – terça-feira

Manhã: Ações de acolhimento propostas pelos Departamentos

Tarde: Ações de acolhimento propostas pelos Departamentos

Noite: 

Local: Tatuzão

20h - Handebol Masculino - Macabra x Neurótica

21h - Handebol masculino - Demolidora x Esmagadora

 

21 de junho – quarta-feira

Manhã: 

10h - Recredenciamento Institucional da UNIR: a participação da comunidade acadêmica no Processo | Público alvo: discentes, docentes e técnicos | Palestrante: Dério Garcia Bresciani e demais membros da comissão de recredenciamento | Contará com Interpretação em Libras | Loc