Reitoria – Suspensão da venda de alimentos por ambulantes no Campus de Porto Velho


Publicado em: 29/04/2023 18:56:18


A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) comunica à Comunidade Universitária que no final da manhã do dia 28 de abril, última sexta-feira, recebeu visita de inspeção da Divisão de Vigilância, Licenciamento e Risco Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde, motivada por uma denúncia realizada dia 19 de abril a respeito da qualidade da água dos bebedouros e do fornecimento de alimentos no Campus José Ribeiro Filho (vide Termo de Notificação n° 08/4488, em anexo).

Em relação aos bebedouros já havia outra denúncia, quando foi realizada vistoria no dia 06 de março último, e realizada coleta de água para análise, com a Universidade tendo tomado todas as providências cabíveis naquele momento, o que foi confirmado nesta nova ação de fiscalização.

No tocante aos ambulantes que vendiam comida no Campus de Porto Velho, com base no Edital nº 09/GR/UNIR/2022, os agentes públicos municipais que conduziram a citada vistoria consideram as instalações inadequadas, a despeito desses trabalhadores/as desenvolverem essas mesmas atividades em outros locais da cidade de Porto Velho.

De tal modo, a Administração Superior da UNIR esclarece que a retirada desses permissionários que realizavam importante serviço para a instituição, e ali tinham uma forma de ampliar a renda familiar, foi motivada por denúncias de quem notoriamente não quer o retorno das aulas presenciais. Salienta-se que o supramencionado Termo de Notificação n° 08/4488 afirma que é dever da “[..] universidade suspender/retirar tais ambulantes de forma imediata sob pena de autuação em caso de descumprimento.”

Perante esse cenário, informamos que até que consigamos reverter a situação, teremos apenas como fornecedores de alimentação no Campus de Porto Velho os permissionários contratados por meio de processo licitatório, que atuarão no prédio próximo aos cursos da área da Saúde e no préd io do Espaço Urucum, sendo proibido que qualquer ambulante comercialize comida no Campus da UNIR em Porto Velho.

Por fim, registramos nossa indignação com quem cria dificuldade para que famílias tenham uma opção de renda digna, ao tempo que garantiam outras opções de alimentação em espaços da UNIR, e reiteramos que estamos trabalhando nos processos licitatórios para a instalação do nosso primeiro Restaurante Universitário e de outras opções de alimentação no Campus de Porto Velho.

Notificação Vigilância Sanitária  



Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.