Reitoria - Nota à Comunidade Universitária e à Sociedade


Publicado em: 07/03/2023 18:02:18


A Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) vem a público prestar esclarecimentos sobre o ocorrido no início da tarde do dia 06 de março último, quando, por volta das 13h30, um estudante demonstrando graves sinais de transtornos psiquiátricos, adentrou de forma abrupta e sem autorização no prédio da UNIR-Centro, tendo arrombado a porta de uma das salas e depredado objetos do patrimônio público. Mais grave, acabou ferindo, embora levemente, um dos funcionários terceirizados da segurança, que tentava acalmá-lo.

O estudante tem sido acompanhado pela equipe psicossocial da UNIR desde 2018. A equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais, mantém atenção extensiva também à família do estudante, tendo verificado a intensificação de momentos de crise ao longo de 2022 e agravamento a partir de janeiro de 2023.

A Universidade Federal de Rondônia salienta que, embora enfrentemos vários casos graves de problemas emocionais entre servidores e estudantes da instituição, neste período de três anos, após o início da pandemia, essas situações se agravaram na intensidade e na quantidade de eventos registrados.

As equipes de atenção psicossocial, tanto da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), quanto da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), em parceria com o Serviço de Psicologia Aplicada, vinculado do Departamento de Psicologia da UNIR, têm se desdobrado para prestar assistência a todos os envolvidos nesses casos, inclusive para pessoas vítimas de violência que nos procuram devido a essas situações.

No tocante à situação específica da tarde do dia 06 de março, foram tomadas as medidas cabíveis junto aos órgãos de segurança pública devido aos danos ao patrimônio público e às pessoas que presenciaram o ocorrido, bem como estão sendo providenciadas outras medidas administrativas. 

Por fim, prestamos solidariedade às pessoas que têm sido vitimadas, em particular ao funcionário da segurança que foi fisicamente agredido, ao tempo em que destacamos o empenho da Administração Superior, e de todos os demais setores da UNIR, para garantir a necessária atenção à Comunidade Universitária tanto para a segurança de todas e todos, como para que haja a mais ampla e eficiente rede de acolhimento possível.

Fonte: UNIR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.