Publicado em: 15/06/2026 10:11:20
Vice-campeão mundial de poesia falada, Emerson Alcalde ministra palestra aberta ao público nesta segunda-feira, 15, em Porto Velho
O Barras Maning Arretadas projeto de pesquisa e extensão vinculado ao cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza nesta segunda-feira (15), às 18h30, no Auditório Paulo Freire, em Porto Velho, o lançamento da disciplina "Slam – A poesia falada como ferramenta folkcomunicacional e comunicação contra-hegemônica". A atividade contará com a participação do poeta e educador Emerson Alcalde, referência nacional do movimento slam e brasileiro que alcançou a melhor colocação na Copa do Mundo de Slam, conquistando o vice-campeonato mundial em 2014.
A disciplina será ofertada no segundo semestre de 2026 no curso de Jornalismo, com o título Tópicos Especiais em Comunicação III. Com caráter optativo, poderá ser cursada por estudantes de qualquer graduação da Universidade.
A palestra de lançamento apresentará os objetivos, conteúdos e abordagens da disciplina, além de discutir o papel do slam como ferramenta de comunicação, educação e transformação social. Durante o encontro, serão abordadas as relações entre a poesia falada, a folkcomunicação, os estudos pós-coloniais e as perspectivas da comunicação contra-hegemônica.
A atividade será conduzida pelo professor Carlos Guerra Júnior, docente do curso de Jornalismo da UNIR. Conhecido artisticamente como Mossoró, o professor é slammaster do Slam Rondônia e foi finalista do Slam Portugal em 2017.
O evento de lançamento da disciplina conta com apoio da @ligamicmarginal e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNIR e da Coordenação do Curso de Jornalismo. A participação é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral.
O que é o Slam? É uma modalidade que combina poesia autoral, performance e competição artística, tornou-se um fenômeno cultural presente em diversos países. Realizado em formato de campeonato, o movimento promove a expressão artística, estimula o pensamento crítico e fortalece o protagonismo juvenil por meio da palavra falada.
A participação de Emerson Alcalde reforça a relevância da iniciativa. Além do vice-campeonato mundial, o poeta é criador do Slam da Guilhermina, um dos principais campeonatos de poesia falada do Brasil, e vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 pelo projeto Slam Interescolar, que promove a integração entre educação formal e poesia autoral nas escolas.
A presença de Emerson Alcalde em Rondônia ocorre por meio da Escola Nacional do Hip Hop, projeto vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar a inserção das linguagens do hip hop nos ambientes educacionais. Durante sua passagem pelo estado, o poeta participou do debate "Slam e Educação: Estratégias para a implementação da poesia falada na Escola Nacional do Hip Hop em Rondônia" e apresentou o conceito do Slam Interescolar na Escola Estadual Mariana, iniciativa que utiliza a poesia autoral como ferramenta pedagógica e incentiva estudantes a transformarem conteúdos curriculares em produções artísticas.