Publicado em: 09/09/21
Fazenda Experimental da UNIR é local de integração entre de ensino, pesquisa e extensão


A Fazenda Experimental da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, em Rolim de Moura, é um espaço de suporte para as atividades práticas e experimentos dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Educação do Campo. Na fazenda, que está localizada a 15 quilômetros da zona urbana, os alunos tem a complementação prática da formação ofertada em sala de aula, e a consolidação das atividades de pesquisa e extensão.





Além do suporte aos cursos de graduação para atividades de ensino, aulas práticas das disciplinas e pesquisas de campo, a fazenda também atende as demandas de pesquisadores dos programas de iniciação científica, como o Pibic, e de pós-graduação do campus de Rolim de Moura. O local é dividido de acordo com as demandas dos cursos e cada departamento acadêmico administra seus próprios espaços e experimentos. Sobre a Fazenda Experimental a professora Marcele Pereira, reitoria da UNIR, explica que "é parte dos esforços da universidade para garantir  qualidade na formação dos alunos. A manutenção e estruturação destes espaços é um grande e contínuo esforço, e a Fazenda Experimental é exemplar da integração da integração possível e necessária para avançarmos".



O servidor responsável pela Fazenda Experimental, o técnico em agropecuária Rogério Gonçalves Teixeira, explica que a área da fazenda foi doada para a UNIR pela prefeitura de Rolim de Moura há mais de 21 anos, porém a oficialização do ato só ocorreu a partir de 2018 com a assinatura da escritura pública de doação do terreno. Foi a partir desse momento que a Universidade pôde dar início aos investimentos e serviços de melhoria da Fazenda Experimental. E, de acordo com a diretora do campus, professora Gilmara Yoshihara Franco, nos últimos anos houve a reforma completa do galpão do prédio da mecanização e aquisição de novos equipamentos, o que amplia as possiblidades de realização das atividades práticas necessárias à formação dos alunos, elevando a qualidade do ensino e possibilitando a realização de diversos estudos e experimentos.



 

Local para experimentos

Entre as diversas atividades realizadas na fazenda experimental pelos docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, estão estudos que visam a produção e difusão de métodos e conhecimentos para melhoria da produção rural, agricultura, manejo florestal e manejo animal.



Os professores Mayra Araguaia Pereira Figueiredo e Sandro de Vargas Schons, ambos do curso de Medicina Veterinária, desenvolvem projetos e experimentos voltados ao manejo animal, doenças e parasitologia veterinária. O projeto coordenado por Schons investiga a toxicidade de plantas tóxicas para animais de produção e realiza também um estudo sobre a toxicidade de bases de agrotóxicos para peixes. Para realização dos estudos, o docente conta com a participação de discentes de graduação e de pós-graduação. Já a professora Mayra Figueiredo coordena, por meio do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS), uma pesquisa contínua de ectoparasitos de animais silvestres que envolve discentes de vários períodos do curso, além de outras atividades de ensino e pesquisa que reúnem graduandos e pós-graduandos.



Também na Fazenda Experimental são realizados projetos que visam o desenvolvimento e o fortalecimento da produção de café, de milho e de híbridos de milho em Rolim de Moura e na Amazônia. No projeto de Pibic coordenado pelo professor Jairo Rafael Machado Dias, com participação de dois discentes, o foco é o fortalecimento da cadeia produtiva do café na Amazônia, através da avaliação de performance de sistemas de produção de cafeeiros. Já a pesquisa liderada pelo professor Lucas da Silva Santos, que conta com a contribuição de nove alunos, o objetivo é selecionar híbridos de milho produtivos para implementação de um programa de melhoramento da cultura.



Enquanto o projeto de pesquisa do professor Idelfonso Leandro Bezerra visa avaliar os efeitos da adubação nitrogenada no cultivo de diferentes genótipos de milho para silagem com o intuito de determinar a dose mais recomendada para obter melhor crescimento e desempenho. Há ainda a integração entre os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, que integram um projeto multidisciplinar de Sistemas Agroflorestais (SAFs, Lavoura, pastagem e floresta).

 

Estrutura

A Fazenda Experimental da UNIR, no campus de Rolim de Moura, está localizada na RO-479 e possui 92 hectares. A infraestrutura que conta com um galpão de equipamentos para armazenamento e proteção das máquinas e um prédio de mecanização. Já nos locais destinados aos experimentos dos cursos a fazenda possui espaços para desenvolvimento de produção agrícola e manejo de animais. Para essas atividades estão disponíveis a área de olericultura, plantio de café clonal, plantio de milho e soja, além das áreas de pastagens, de integração da lavoura, de pecuária e da floresta da Área de Proteção Ambiental (APA), que também é útil em aulas práticas e pesquisas de campo de observação de animais silvestres, por exemplo.



Atualmente a fazenda está equipada com dois tratores;uma máquina plantadeira para plantio de soja, milho e outros experimentos realizados no campus; um pulverizador para aplicação de defensivos; um arador; uma coletora ou colheitadeira de soja ou milho; e um encanteirador, equipamento utilizado para construção de hortas e canteiros.



Para obter mais informações sobre a fazenda experimental e os cursos ofertados pela UNIR em Rolim de Moura visite o site do Campus de Rolim de Mourae o site da Fazenda Experimental.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/