Publicado em: 02/09/21
Unir abre mais 68 vagas de Mestrado e Doutorado


A Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, está com três editais abertos para seleção de alunos regulares para cursos gratuitos de mestrado e doutorado. As ofertas são para as áreas de Geografia (mestrado e doutorado), Ensino de Ciências da Natureza (mestrado) e Ensino de Física (mestrado), todos com ingresso para 2022.



Os interessados em participar dos processos seletivos de pós-graduação em Geografia e em Ensino de Ciências da Natureza devem realizar as inscrições exclusivamente por meio do sistema Sigaa/UNIR, neste link, conforme prazo estabelecido pelos editais de cada programa. Já as instruções de inscrição para o Mestrado Profissional em Ensino de Física são diferentes e estão disponíveis abaixo.



Todos os interessados em ingressos nos PPGs oferecidos pela UNIR devem possuir diploma de curso superior (licenciatura ou bacharelado) reconhecido pelo Ministério da Educação, MEC, de acordo com as especificações de cada edital. Em atendimento à política afirmativa de cotas da UNIR para cursos de pós-graduação, há reserva de vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência em todos os processos. Confira mais detalhes das seleções abaixo.

 

Mestrado e Doutorado em Geografia

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia, PPGE/UNIR, abriu edital de seleção com oferta de 41 vagas, sendo 30 para mestrado e 11 para doutorado. Os interessados podem realizar as inscrições gratuitamente até dia 30/09/2021, exclusivamente neste link, seguindo as orientações do edital.



Candidatos ao mestrado em Geografia devem possuir diploma e/ou certificado de graduação reconhecidos pelo MEC, enquanto os candidatos ao doutorado devem possuir diploma, ata de defesa e/ou certificado de mestrado reconhecido pela Capes, em qualquer área do conhecimento.



O processo de seleção será realizado totalmente de forma remota, por meio de análise do Currículo Lattes, análise do projeto de pesquisa, prova de proficiência em língua estrangeira e defesa oral do projeto de pesquisa.



Todos os detalhes da seleção, como docentes do programa e linhas de pesquisa, podem ser acessados no edital disponível no site do PPGE: www.posgeografia.unir.br/noticia/exibir/18147.

 

Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, PGECN, ofertado no campus da UNIR em Rolim de Moura, recebe inscrições até dia 24/09/2021, neste link. São disponibilizadas dez vagas, no total, e os candidatos devem possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, de licenciatura, ou bacharelado com habilitação em licenciatura, em qualquer área do conhecimento.



O objetivo do programa é capacitar professores e pesquisadores para atuação, especialmente nas escolas da Região Norte do Brasil, com formação crítica e questionadora, para identificar e problematizar lacunas educacionais na Amazônia Legal, a fim de implementar, avaliar e difundir metodologias para melhoria do ensino diante dos novos paradigmas educacionais.



A seleção será composta por três etapas: avaliação do projeto de pesquisa; entrevista e defesa do projeto de pesquisa; e prova de títulos. Todos os detalhes da seleção podem ser acessados no edital disponível neste link, e para mais informações sobre o curso, acesse também a página do mestrado: www.pgecn.unir.br.

 

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, MNPEF, é um curso em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física, SBF, com polos em diferentes Instituições de Ensino Superior, IES, do país, sendo dois deles na UNIR: um no campus de Porto Velho, com dez vagas disponíveis; e outro no campus de Ji-Paraná, com oferta de sete vagas.



O MNPEF é exclusivo para professores em exercício de docência em Física ou em Ciências na Educação Básica, portadores de diplomas de graduação em Física (licenciatura ou bacharelado) ou áreas afins, reconhecidos pelo MEC, ou estudantes do último período desses cursos.



De acordo com o Edital Nacional, primeiro os interessados devem realizar a inscrição na etapa nacional do processo seletivo disponível até 26/09/2021, exclusivamente pelo site www.sbfisica.org.br/mnpef. Posteriormente deverão se inscrever na etapa local, conforme instruções do Edital Complementar do polo de Porto Velho e do Edital Complementar do Polo Ji-Paraná, que contêm informações referentes à segunda fase do processo.



A seleção será remota e composta por prova escrita virtual nacional e prova de defesa de memorial virtual. Outras informações sobre o curso estão disponíveis na página eletrônica do MNPEF-Polo Porto Velho (www.mnpef.pvh.unir.br), na página eletrônica do MNPEF-Polo Ji-Paraná (www.mnpef.unir.br) e no portal nacional do programa: http://www.sbfisica.org.br/mnpef.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/