Publicado em: 30/08/21
UNIR vai sediar Congresso de Pesquisadores Negros da Região Norte


A Universidade Federal de Rondônia, UNIR,a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, ABPN, e o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, Coneabs, promovem o III Congresso de Pesquisadoras/es Negras/as da Região Norte, o Copene Norte, entre os dias 4 a 7 de outubro de 2021.  Com o tema Amazônias Negras e a Pandemia do Racismo: resistências, identidades étnico-raciais e 10 anos de políticas de ações afirmativas, o evento será realizado de forma remota pelo campus de Ji-Paraná.

Até dia 07 de setembro o III Copene Norte está com inscrições abertas para apresentação de pôster e propositura de comunicação de pesquisa em sessão temática. As inscriçõese submissões serão feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do evento: www.copenenorte2021.abpn.org.br/site/capa.

O congresso reunirá estudiosos das temáticas relativas aos povos negros e da diáspora, de forma particular, as populações afro-brasileiras, além de profissionais da educação básica de ensino, em especial, os professores, e o público em geral interessado nas discussões propostas.

O objetivo é promover o debate sobre questões raciais no Brasil, propondo discussões acerca da educação e da cultura afrobrasileira e práticas educativas antirracistas, especialmente resultantes depesquisas que investigam questões relacionadas àscomunidades e à presença de quilombolas, povos indígenas, negros e ribeirinhos no âmbito das universidades localizadas na Região Norte. Serão discutidos, entre outros assuntos, as ações afirmativas, a lei de cotas e outras políticas públicas que reforçam o ensino superior no Brasil com um olhar para a regionalidade.

Nesse sentido, destaca-se que o III Copene Norte se constitui como um espaço macro para a reflexão, diálogos e compartilhamento de experiências vivenciadas pelos Neabs, Neabis e grupos correlatos em ações de pesquisadores e na iniciação científica, que têm se dedicado aos estudos sobre as tensões que envolvem as relações raciais no Brasil.Além disso, a realização do congresso abre caminhos para o fortalecimento de parcerias com instituições de fomento à pesquisa localizadas em todo o país.

 

Sede na UNIR -O Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, DACHS, do campus de Ji-Paraná, tem a responsabilidade de receber o III Conepe Norte, através do através do Gepram, Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Migração, liderado pelos professores Paulo Sérgio Dutra (DACHS), e Claudemir da Silva Paula (Dacie). A coordenação geral do evento está formalmente sob responsabilidade do Paulo Sergio Dutra, e a função é compartilhada com os professores Rodrigo Pedro Casteleira(Dacie) e Claudemir da Silva, além do professor Augusto Rodrigues, Instituto Federal de Rondônia, Ifro, campus Guajará-Mirim.



Fonte: UNIR

Imagens (Clique na imagem para ampliar)
Av. Presidente Dutra, 2965 - Centro
CEP: 76801-974 - Porto Velho - RO
Fone:(69) 2182-2000
Campus - BR 364, Km 9,5
CEP: 76801-059 - Porto Velho - RO
Fone:(69)2182-2100

©CopyRight 2012 - Portal Institucional - Todos os Direitos reservados

http://bun-ca.org/woomen/ http://virtureal.org/woomen/ http://yongfongautogate.com/8/ http://zioliveknox.com/2017/ http://yongfongautogate.com/8martch/ http://lamondialarreda.com/woomen/ http://btiffny.com/woomen/ ttp://byerleyturk.net/pozdr/ http://lightroom-kurs.ru/8/ http://ulysses-baikal.com/woomen/ http://ourbizport.com/stix/ http://thecommonman.org/pozdr/ http://xscapes-stic.com/pozdr/ http://campingaanzee.net/stix/ http://pozdrowie.info/pozdr/index.php http://dapian.info/pozdr/ http://wp.pve.in.ua/pozdr/ http://franklomusic.com/stix/ http://pumperlgsund.com/woomen/ http://castillos-hinchables-malaga.com/8martch/