UNIR recebe alunos para novo semestre


Publicado em: 02/02/2023 14:20:27

Palestras, atividades artísticas, culturais e esportivas de integração são realizadas em Porto Velho e nos campi do interior


IMG_7736 As aulas na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) iniciaram nesta terça-feira (31) com uma programação pensada cuidadosamente para acolher os alunos da Unir, especialmente os que ingressam agora, a fim de tornar o ambiente mais receptivo e agradável a todos que frequentarem os campi da Universidade neste início de semestre letivo. A aula inaugural, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 1º/02, no Auditório Paulo Freire, Campus de Porto Velho, foi ministrada pelo atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, que abordou o tema “Ciência, ética e democracia”.

IMG_7755

O evento tratou de um dos temas mais relevantes no Brasil e no mundo na atualidade, e a comunidade acadêmica lotou o auditório Paulo Freire para prestigiar a palestra,  que também teve transmissão ao vivo e pode ser revista pelo canal da UNIR no Youtube (acesse aqui). Renato Janine abordou diversos aspectos da interseção entre ciência, ética e democracia como, por exemplo, as consequências do negacionismo e as contribuições da ciência para a sociedade.

O Acolhimento Acadêmico da UNIR segue até o dia 8 de fevereiro, tanto na capital como nos demais campi no interior do estado com palestras, atividades artísticas, culturais e esportivas de integração (confira a programação aqui). Com isso, a UNIR deseja boas-vindas aos alunos novatos e também aos veteranos, além de apresentar as ações e programas que buscam garantir a permanência dos acadêmicos na instituição e a conclusão do curso de graduação, como a disponibilização de auxílios, bolsas e atendimento psicossocial. “Temos boas expectativas para esse ano, que já começa com ampliação de bolsas de extensão para os alunos, e a Procea está sempre de portas abertas para receber os acadêmicos”, afirma a pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), professora Marília Pimentel Cotinguiba.

DSC_0056-01

No primeiro dia de atividades (31/01) foram realizadas apresentações dos departamentos acadêmicos específicas para os alunos de cada curso e outras ações voltadas ao público em geral, como a exposição na Galeria de Artes da UNIR (GAU) - localizada no andar superior do prédio do restaurante universitário (RU) - que foi produzida por alunos do curso de Artes Visuais e segue aberta para visitação. Como explica o professor André Rigatti, coordenador do curso, o espaço recém inaugurado é um laboratório para exposição das produções dos alunos e também funcionará como uma galeria de artes permanente. “A GAU acolhe essas produções permitindo que os alunos tenham uma prática profissional, uma prática curatorial e a experiência profissional do artista que coloca seu trabalho para o público, além de ser um espaço para atividades de extensão e aberto à comunidade”, explica.  

A acadêmica Ana Clara Menezes (19), do curso de Artes Visuais, afirma que o primeiro contato com a Universidade a surpreendeu positivamente. “A experiência está sendo bem diferente da escola, eu estou um pouco surpresa, mas estou gostando bastante de tudo que estou vendo. Sempre gostei muito de desenho, poesia, tudo relacionado a arte, e minha expectativa é aprofundar os conhecimentos sobre essas e outras possibilidades artísticas”, disse animada.

IMG_6713 Para Gabriel Karitiana (19), também do 1º período de Artes Visuais, o ingresso na Universidade é uma oportunidade de “aprender mais sobre artes e novas culturas”. Ele veio acompanhado pela irmã Darlene Karitina, que já passou pela mesma experiência e formou-se em Pedagogia na UNIR em 2021: “Como sei que aqui é muito grande, eu vim acompanhando ele para ajudar nas primeiras atividades”.

Já a estudante Jéssica Carine da Silva Reis (21), que ingressou no curso de Engenharia Civil, conta que sempre teve interesse na área e que escolheu o curso de Engenharia pelas possibilidades de empregabilidade após a formação. “Escolhi a UNIR por ser uma das melhores faculdades de Rondônia e estou com a expectativa de ter os melhores professores, as melhores matérias, acho que vai ser ótimo”, declara a acadêmica.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.