UNIR abre espaço para atender pessoas com deficiência


Publicado em: 17/11/2022 12:25:00

O local, na Biblioteca Central, tem recursos e tecnologias assistivas, para viabilizar acesso a fontes de informação e pesquisa


acess1A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugurou na quarta-feira (14) o Espaço de Acessibilidade, uma estrutura adequada e adaptada para acolher, no Campus de Porto Velho, estudantes com  deficiências. Localizado na Biblioteca Central (BC), o ambiente foi planejado para prestar atendimento capacitado às pessoas com deficiência que frequentam o campus e ofertar ferramentas e tecnologias assistivas visando a inclusão no ambiente universitário.

A abertura do Espaço de Acessibilidade foi feita pela reitora Marcele Pereira e pelo vice-reitor, professor Juliano Cedaro. Ambos destacaram a necessidade de ampliar de modo contínuo a atenção aos diversos públicos que compõem a comunidade universitária. “A Universidade é um lugar plural, que a todos precisar acolher, e isso deve se refletir na capacidade de atender às necessidades dos diferentes públicos. Com este espaço no Campus de Porto Velho, damos mais um passo nesta direção”, explica o vice-reitor.

A reitora Marcele Pereira destacou os esforços que tem sido empreendidos pela Universidade para dotar os setores com os recursos necessários: “O acolhimento é fundamental na Universidade, e estamos em busca das condições para garantir cada mais mais estrutura em todos os nossos campi. As pessoas que têm se envolvido com estas atividades tem sido muito efetivas, por isso convido a todas e todos a conhecer o que já tem sido realizado. Este espaço é apenas um exemplo do que tem sido feito. São mais e melhores modos de receber todas as pessoas, pois incluir é sempre o mais importante”.

O novo espaço - O Espaço de Acessibilidade foi disponibilizado por meio de atuação conjunta entre a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), e a Biblioteca Central, e funcionará de segunda à sexta-feira no mesmo horário da Biblioteca (das 8h às 21h). No local estarão terá monitores especiais da Procea para auxiliar os usuários em suas atividades, e utilização dos serviços e produtos disponíveis no espaço. Os monitores atenderão sob demanda e estão aptos a auxiliar pessoas surdas, pessoas cegas e pessoas com baixa visão.

Com a disponibilização de novos recursos e tecnologias assistivas, o intuito é viabilizar o  acesso das pessoas com deficiência às fontes de informação e pesquisa. Para isso, a estrutura do lugar conta com uma impressora Braille, equipamentos para escrita em Braille como refletes e regletes, uma coleção de livros literários em braile da Fundação Cora Coralina, uma coleção de 23 audiolivros em CDs, também da Fundação Cora Coralina, e dois computadores para atendimento ao público acadêmico em geral.

Segundo a diretora da Biblioteca, Marina Girard, a Universidade está providenciando a aquisição de outras tecnologias assistivas para ampliar os serviços oferecidos no local. Para 2023  o espaço também contará com software leitor de telas, software ampliador - Zoom Texto, lupa eletrônica portátil, leitor autônomo e softwares para tradução de páginas para Libras.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.