Primeiros formandos recebem certificados


Publicado em: 22/07/2022 18:30:02

Ao todo 14 estudantes concluíram o curso, muitos já com propostas de emprego. Outras duas turmas estão confirmadas.


A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, entregou nesta nesta quarta feira, 20 de julho, os certificados de conclusão de curso para os alunos da primeira turma do Projeto Palomakoba, que capacita profissionais para o desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis. O projeto é desenvolvido em parceria entre a UNIR e a empresa Motorola. O coordenador do projeto, professor Ewerton Andrade, afirmou na cerimônia que os resultados não poderiam ter sido melhores, e que vários dos alunos concluintes já encontram colocação no mercado de trabalho. O vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, que conduziu a cerimônia, destacou a importância de iniciativas de formação conjunta com empresas. “Fomentar convênios é uma necessidade e este é um exemplo de como devemos conduzir ações semelhantes”, disse o vice-reitor.

No total receberam os certificados 14 alunos que participaram das aulas e das atividades práticas do curso ao longo dos últimos meses. Como destacou o professor Ewerton Andrade, as atividades tem grande carga prática, uma vez que o objetivo principal é a produção de softwares para dispositivos móveis. Também estavam presentes na entrega dos certificados a pró-reitora de Cultura, Extensão Assuntos Estudantis (Procea), professora Neiva Cristina de Araújo, o diretor do Núcleo de Tecnologia (NT), professor Petrus Luiz de Luna Pequeno. O representante da Motorola, Daniel Finimund, adiantou durante a cerimônia que já há previsão de duas novas turmas para ingressar no Palomakoba ainda este ano. Além disso destacou os ganhos profissionais na vida dos concluintes, já que, de acordo com ele, diversas empresas os procuram antes mesmo de sua formação para integrarem suas equipes.

O projeto - O Palomakoba foi concebido a partir de uma parceria negociada e firmada com a multinacional Motorola em 2021. O projeto entre a universidade e a Motorola prevê ações conjuntas de fomento à formação de recursos humanos e de inovação em tecnologia, e foi possível através da participação da Fundape, do Estado do Acre, com a qual a UNIR mantém convênio.

Especificamente o Palomakoba consiste em capacitar alunos em desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, com aulas teóricas e também com a implementação de diversos projetos práticos de desenvolvimento (hands-on). O objetivo é otimizar os conceitos adquiridos nas aulas para preencher os gaps na formação dos alunos e profissionais da área, ao mesmo tempo em que os capacita às necessidades atuais e futuras das empresas.

As atividades preveem a análise contínua de lacunas de conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (análise de gap), que terá como base as disciplinas dos cursos ofertados pela UNIR.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.