UNIR é destaque na 11ª Rondônia Rural Show


Publicado em: 28/05/2024 09:22:40

Universidade consolida sua participação na feira com mais de 30 projetos e ações expostos na Vitrine Tecnológica do evento


4

Entre os dias 20 e 25 de maio a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) esteve presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRS), tradicional feira do agronegócio realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Na Vitrine Tecnológica do evento, a UNIR apresentou mais de 30 projetos e ações desenvolvidos pelos campi de Rolim de Moura, Ji-Paraná, Presidente Médici e Cacoal, consolidando sua participação na feira e demonstrando para a sociedade todo o seu potencial como geradora de conhecimento para benefício de produtores rurais, artesãos, agroindústrias, microempreendedores e empresas em geral.

No evento, o estande da UNIR recepcionou inúmeros visitantes, dentre eles, estudantes de escolas do interior de Rondônia, produtores rurais, acadêmicos, empresários, empreendedores, pesquisadores e demais visitantes interessados nos projetos desenvolvidos na Universidade e que podem oferecer melhorias na produção rural. Ao longo da feira foram apresentados banners e resultados obtidos pelos projetos de pesquisa em áreas como Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, dentre outros. Houve também a participação do programa UNIR Socioempreendedora, com a presença de Empresas Juniores da UNIR e de startups coordenadas e lideradas por docentes e alunos da UNIR, que foram premiadas em desafios de empreendedorismo (Hackathon) realizados durante a 11ª RRS.

Na Vitrine Tecnológica da UNIR foram apresentados projetos inovadores desenvolvidos por professores e alunos da Universidade, que se destacam pela relevância e impacto positivo para a região e o estado de Rondônia. Como exemplo, os projetos ensinando o uso sustentável de medicamentos, sanidade aquícola, produção de sistemas integrados de produção florestal, ranicultura, uso sustentável da água e das florestas, controle de pragas e parasitas, entre outros. A cobertura das ações da UNIR durante evento foi realizada pelo Projeto de Divulgação Científica nas Redes Sociais e Mídias Tradicionais (DIC), do Campus de Rolim de Moura, juntamente com o Projeto Divulga-JP, do Campus de Ji-Paraná, e parte dos conteúdos produzidos continuam disponíveis nesses respectivos sites e perfis nas redes sociais.