UNIR capacitou profissionais de apoio escolar


Publicado em: 07/02/2024 09:28:59

Curso foi destinado a profissionais que atuam com alunos da Educação Especial da Rede Municipal de Porto Velho


WhatsApp_Image_2024-02-01_at_16-40-37 O Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) ofertou o curso de extensão “Capacitação de cuidadores escolares/profissionais de apoio escolar”, voltado à capacitação de profissionais que atuam com estudantes da Educação Especial da Rede Municipal de Educação de Porto Velho.  O curso, coordenado pela professora Marlene Rodrigues, do Departamento de Ciências da Educação, e pela doutoranda Roselaine Luzitana Fracalossi Kokkonen. ocorreu entre os meses de maio de 2023 a fevereiro de 2024, com carga horária total de 160 horas, e foi concluído com uma Aula de Encerramento, ministrada no dia 5 de fevereiro.  

O número de inscrições superou a expectativa das organizadoras, tendo alcançado 250 pessoas. Segundo Roselaine Kokkonen, o curso é um dos produtos educacionais resultantes de seu projeto de pesquisa no curso de Doutorado em Educação Escolar, qie teve a professora Marlene Rodrigues como orientadora, com o título "Formação profissional do cuidador escolar: agente colaborador da inclusão escolar dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial”. 

O curso foi desenvolvido em formato híbrido, com um encontro mensal presencial e as demais aulas pela plataforma Classroom. A equipe de professores foi formada por voluntários da UNIR, Ufac, Ifro, Seduc e Semed. Roselaine acrescenta que o plano pedagógico foi estruturado visando à formação do cuidador para a inclusão escolar, tendo sua atuação prática relacionada aos aspectos conceituais sobre deficiências, estratégias, intervenções, proporcionando aos cursistas um registro das experiências por meio de um portfólio/diário de experiências, entregue ao final do curso que comporá um e-book sobre as experiências do curso. 

Para a professora Marlene Rodrigues “a experiência com a extensão é parte importante das atividades da Universidade e este projeto de capacitação de cuidadores escolares trouxe ganhos significativos aos participantes que puderam aprender com os palestrantes ao mesmo tempo em que foram levados a refletir sobre a sua própria prática profissional”. O curso contou com a presença de palestrantes com e sem deficiência, o que causou um impacto positivo junto aos cursistas. A execução do curso contou com o apoio e parceria da Semed, que liberou os cuidadores e cedeu o Centro de Formação de Professores para a execução das atividades presenciais.  

WhatsApp_Image_2024-02-01_at_16-40-36_(2) Carlos Eduardo Martins Maciel, participante voluntário do curso de extensão, aluno de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Ifro, Campus Porto Velho, que também é uma pessoa com deficiência visual total, disse que “foi extremamente honroso para mim, poder contribuir com a formação de cuidadores, sabemos que é uma profissão que vem sendo requisitada e necessária no dia a dia das escolas e universidades. Foi uma experiência única no qual compartilhei minha história escolar e acadêmica. Sinto-me agradecido”. 

Já a secretária municipal de Educação do Município de Porto Velho, Gláucia Negreiros, destacou que, por meio da parceria com a UNIR, foi proporcionada a oferta de formação específica para os profissionais que atuam na rede municipal, o que impactou posivitamente no número de alunos público-alvo da educação especial matriculados na rede, e proporcionou o acesso aos estudantes com deficiência e a garantia da permanência destes alunos.  

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.