Publicado em: 15/09/2023 12:48:05
Acadêmicos de Direito da UNIR participaram de competição de Arbitragem na Áustria
Em abril deste ano, acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dos Campi de Porto Velho e Cacoal, que formam o time de arbitragem da UNIR e participaram da 30° edição do Vis Moot, na Áustria, foram recebidos pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro. Na competição, que recebe anualmente times de todo o mundo para competição de arbitragem comercial na área do Direito Privado Internacional, sempre realizada em Viena, os estudantes se destacaram durante a participação.
Após retornar da competição, o grupo iniciou o trabalho de apresentar os resultados obtidos aos apoiadores, parceiros e patrocinadores. “Em termos de crescimento acadêmico, os números vão muito além do resultado obtido na simulação, pois envolve toda a preparação para que o time possa chegar lá”, avalia a vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Arbitragem da UNIR, a advogada Jamyle Jardim, ao destacar que antes da viagem, na fase de preparação, os acadêmicos realizaram 30 audiências orais de treino com universidades do mundo inteiro, buscando o enriquecimento da oratória, dos argumentos e da postura diante dos árbitros para a disputa oficial. Jamyle é egressa do curso de Direito da UNIR e foi uma das fundadoras do grupo.
O vice-reitor da UNIR, no exercício da Reitoria, professor Juliano Cedaro, parabenizou as estudantes pela participação e especialmente pelo desempenho. "Esperamos que a UNIR possa proporcionar aos seus estudantes experiências efetivas de aprendizagem, e de integração com instituições de diferentes lugares. Ao ouvir das nossas estudantes que estamos competindo no mesmo nível de algumas das maiores e mais importantes instituições do mundo, mostra a excelência do trabalho de nossos professores e o potência dos futuros profissionais que formamos", destacou o vice-reitor.
Para os alunos, além do enriquecimento curricular e profissional, o engajamento resulta também em bastante produção acadêmica, como monografias, estudos, relatórios de casos e eventos (workshops e palestras) sobre essa temática ainda pouco explorada na região Norte do país. “O Vis é uma experiência sem igual, ele muda completamente sua visão sobre o curso de Direito, mercado de trabalho, futuro e as oportunidades que existem mundo afora, sem contar o fato de que o nome da UNIR, do estado de Rondônia e a Amazônia são representados internacionalmente pela equipe, mostrando que temos total capacidade de competir com as melhores universidades do mundo” comenta a integrante da equipe, Julia Maria.
A disputa
O objetivo do Vis Moot é proporcionar aos estudantes de direito de todo o mundo uma experiência prática em arbitragem comercial internacional, simulando uma audiência arbitral para resolver uma disputa comercial internacional fictícia, seguindo as regras do Regulamento de Arbitragem Comercial Internacional da Câmara de Comércio Internacional.
Nesta 30ª edição, a equipe da UNIR enfrentou um problema fictício a respeito de um contrato de compra e venda entre dois países participantes da “Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias”. Na simulação, houve uma disputa entre uma empresa fabricante de Veículos Aéreos Não Tripulados, os famosos drones, e uma empresa privada pertencente ao Ministério dos Recursos Naturais e Desenvolvimento de Equatoriana – local fictício do caso.
O time da UNIR realizou suas audiências no campus Juridicum da Universidade de Viena e na Advocacia Baker McKenzie, com dois integrantes em cada painel. O primeiro painel, no dia 1º de abril, foi contra a Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, de Milão (Itália). Já no segundo painel, que ocorreu no dia 2 de abril, a disputa foi contra a SWPS University, de Varsóvia (Polônia). No mesmo dia o time ainda realizou uma terceira audiência contra a Universidade de Havard, de Boston (USA). Por fim, no dia 3 de abril, foi realizada a última audiência, dessa vez contra a University of The Gambia, de Serekunda (Gâmbia).