UNIR participa da Semana Nacional de Museus 2023


Publicado em: 10/05/2023 13:27:17


De 15 a 19 de maio, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participará da 21ª Semana Nacional de Museus com a realização de diversas atividades gratuitas e abertas ao público em geral. O evento é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e neste ano tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar".

Em Rondônia, o evento é realizado pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIR em parceria com o Museu da Memória Rondoniense (Mero), entre outros apoiadores. A programação conta com palestras, exposições artísticas, exibição de documentário, seminários e visitas mediadas. Haverá certificação para os participantes e as inscrições podem ser feitas gratuitamente via preenchimento de formulário no link https://forms.gle/ZUbxgpcvxsaSHtc89.

“Esse evento traz uma oportunidade de colocarmos os museus no centro das nossas atenções. Por meio da partilha com as diferentes instituições, teremos a chance de refletir sobre que tipo de museu queremos, como ele pode ser um lugar que desafia nossas verdades e estimula debates, as colaborações interculturais e a pactuação por um futuro melhor” comenta a coordenadora do evento e professora do Departamento Acadêmico de Artes (Dartes/UNIR), Priscila Arantes Rampin.

As atividades acontecerão em Porto Velho, em três lugares distintos: no Mero, região central da cidade; e no Campus UNIR, no Auditório da Dired e também na Galeria de Artes da Unir (GAU), localizada no pavimento superior do prédio do Restaurante Universitário. 

Sobre o evento

Com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, a 21º Semana Nacional de Museus busca discutir a importância da sustentabilidade ambiental, social e econômica dos museus, bem como destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar dos visitantes e a sustentabilidade das comunidades envolvidas.

“Por meio das suas coleções e práticas educacionais, os museus não apenas conservam como também consagram e expõem a história, a cultura, as tecnologias e as artes dos povos. Boas políticas museais são capazes de promover um espaço democrático e de disputas em torno da construção de sentidos simbólicos. Por isso, os museus podem fomentar a educação e o conhecimento em extensão à própria escola e à Universidade“, afirma a professora Priscila Rampin.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Serviço

Semana Nacional de Museus 2023

Data: 15 a 19 de maio

Locais: Auditório da DIRED, no Campus UNIR de Porto Velho, no Mero, região central de Porto Velho e na GAU – Galeria de Artes da Unir, localizada no edifício da PROCEA, conforme a programação

Inscrições: https://forms.gle/ZUbxgpcvxsaSHtc89 

Público-alvo:  comunidade em geral

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.