Produção Agroflorestal é tema de evento do campus de Presidente Médici


Publicado em: 09/05/2023 16:43:02


II Workshop Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia discutiu atividades produtivas importantes para o Estado

Entre os dias 2 e 5 de maio, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Núcleo Regional Noroeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou o II Workshop Cadeias de Produção Agroflorestal Prioritárias da Amazônia. O evento híbrido (com a atividades presenciais e remotas) foi realizado no Graúna Resort Hotel, em Ouro Preto do Oeste, RO, e ainda aceita submissão de trabalhos para publicação nos Anais, até dia 30 de maio de 2023 (neste link).

Entre o público participante estavam empreendedores, gestores públicos e privados, técnicos e acadêmicos de graduação e de pós-graduação, que acompanharam as 23 palestras ministradas por diversos especialistas, incluindo os docentes da UNIR, professor Raul Dirceu Pazdiora (Departamento de Zootecnia) e professora Sylviane Beck (Departamento de Engenharia Florestal e coordenadora doo PPG-Ciências Ambientais). As palestras discutiram temas relacionados às seis cadeias de produção do açaí, da castanha-da-Amazônia, do cacau, do café (robustas amazônicos), do leite e de serviços ambientais.

Para a coordenadora do Workshop, professora Elaine Almeida Delarmelinda, do Departamento de Zootecnia da UNIR e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroecoessistemas Amazônicos, “é primordial realizar eventos que reúnam os diversos atores envolvidos em atividades produtivas tão importantes para o Estado, especialmente a agricultura familiar, que é majoritária nas cadeias agroflorestais. Neste evento foi possível apresentar o status atual das pesquisas e demandas do setor técnico, discutir e articular para onde dedicar os esforços, visando o aprimoramento dessas cadeias”.

Segundo os organizadores, o evento alcançou seus objetivos principais de discutir – nas mesas redondas, palestras, apresentações de trabalhos voluntários, rodadas de negócios e cursos – os caminhos adotados para o desenvolvimento econômico e tecnológico das cadeias de produção agroflorestal prioritárias, abordando os principais desafios e oportunidades associados à ocupação da paisagem amazônica.

"Tivemos palestras com excelente conteúdo técnico, o que estimulou a interação com o público presente e online durante a fase de debates. Nas oficinas, certamente pudemos definir uma série de estratégias de P&D que serão refletidas nas articulações nas respectivas cadeias de produção nos próximos meses” concluiu a coordenadora Elaine Almeida.

Aprovado no edital Pae/Fapero 2022, o II Workshop contou com patrocínio da Sedec e InvestRondônia; promoção da Ceplac, Embrapa e Unir; e apoio da ApexBrasil, Ecoporé, Emater, Faperon, Ifro, Sebrae, Senar, Seagri, Rio Terra e Ufam. A terceira edição do Workshop está prevista para acontecer em 2025.

As palestras do evento estão disponíveis nos canais no YouTube do Núcleo Noroeste/SBCS, EMBRAPA e PPGAA, nos seguintes links: https://www.youtube.com/@NucleoRegionalNoroesteSBCS, https://www.youtube.com/@embrapa, https://www.youtube.com/@ppgaa.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.