Semana Paulo Freire tem palestra com o professor e escritor Sérgio Guimarães


Publicado em: 16/09/2022 11:58:55


NCH_SERGIO_GUIMARÃES Será realizada no dia 19 de setembro, no auditório Paulo Freire, uma palestra com o escritor Sérgio Guimarães. A atividade faz parte da Semana Paulo Freire, uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Ciências Humanas (NCH) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em homenagem ao centenário do educador. O evento será aberto ao público e acontecerá pela manhã, às 10h.

A Semana Paulo Freire acontece desde 2021. Neste ano o objetivo do evento é dar continuidade ao prestígio do aniversário do educador, que completaria 101 anos de vida neste dia 19/09. O evento será iniciado com a palestra de Sérgio Guimarães, professor e escritor que publicou livros com Paulo Freire.

Durante a palestra será abordado o conteúdo do livro Aprendendo com a Própria História, onde, em conversa com Guimarães, Paulo Freire narra sua trajetória de vida, seus ideais de educação e seu convívio com o sociólogo e professor Clodomir Santos de Morais.

Sérgio Guimarães

Doutor em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Guimarães é professor de psicodrama na pós-graduação de Psicologia nesta mesma instituição. Formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalhou durante 27 anos nas Nações Unidas, atuando em órgãos como Unesco, Unicef e ONU.  Sérgio Guimarães foi professor primário junto à Prefeitura de São Paulo e passou para o ensino superior na Universidade de Lyon II, na França. Nesta mesma universidade fez seu mestrado em Linguística Aplicada e conheceu Paulo Freire, com quem veio a produzir sete livros dialogados: Partir da infância – diálogos sobre educação; Educar com a mídia – novos diálogos sobre educação; Aprendendo com a própria história; Dialogando com a própria história; A África ensinando a gente; Lições de casa – últimos diálogos sobre educação; Pedagogia: diálogo e conflito (com Moacir Gadotti).

Com o centenário de nascimento de Paulo Freire, Sérgio Guimarães passou a editar e postar vídeos em seu canal no YouTube, utilizando materiais de áudio inéditos, produzidos durante as gravações realizadas com Paulo Freire para a criação dos livros da dupla.

 

Serviço - Palestra com o professor e escritor Sérgio Guimarães

Data: 19/09 às 10h

Local: Auditório Paulo Freire – UNIR - campus de Porto Velho

Público-alvo: Toda a comunidade acadêmica e comunidade em geral

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.