UNIR realiza Semana do Acolhimento Indígena


Publicado em: 09/09/2022 21:44:38


Prancheta_2 Em continuidade à programação de recepção dos alunos que ingressam neste semestre na Universidade, a UNIR promove entre os dias 12 e 14 de setembro, em Porto Velho, a Semana do Acolhimento Indígena, um evento com programação voltada especificamente para a integração dos alunos indígenas ingressantes nos cursos de graduação da instituição.

Todo o planejamento da semana de acolhimento indígena foi feito pela Diretoria de Extensão e Cultura da Procea/UNIR, com a colaboração dos integrantes do Movimento dos Estudantes Indígenas de Rondônia (Meiro). A UNIR tem atualmente, de acordo com dados da Procea, quase 500 alunos indígenas nos seus oito campi. Só no campus de Porto Velho estão ingressando agora 35 estudantes indígenas, que representam cerca de 15 etnias diferentes, e é essa diversidade que está sendo acolhida pela Universidade.

“Pensamos no acolhimento diferenciado para que tanto os indígenas aldeados quanto os cidadinos se sintam pertencentes à universidade, com atividades tanto para debates quanto para manifestação cultural. Isso é muito importe para nós: termos uma recepção onde nos identificamos com os demais parentes, e não nos sentirmos deslocados”, afirma a acadêmica indígena Jéssica Karitiana, do 8º período de Arqueologia e uma das integrantes do coletivo Meiro.

Segundo a coordenadora de Cultura da Procea/UNIR, professora Patrícia Tondineli, “é uma ação importantíssima para que os indígenas se sintam realmente acolhidos, uma vez que eles ainda são minoria na universidade e necessitam de espaço para manifestar suas culturas”, disse a coordenadora, explicando que cada um dos povos indígenas possui sua cultura própria, que precisa ser compartilhada com a comunidade e respeitada. Trata-se, portanto, do início de uma série de atividades que a UNIR, por meio da Procea, pretende realizar com este público, ampliando as ações para todos os campi

Programação

A primeira atividade do acolhimento acontece na tarde de segunda-feira (12), a partir das 14h, com um tour pelo campus que percorrerá as unidades administrativas e acadêmicas mais relevantes para os calouros neste primeiro momento, como Procea, Dirca, Biblioteca e departamentos. A saída será do Espaço Murupi, localizado em frente à Biblioteca Central.

Na terça-feira (13), às 9h, no auditório da Biblioteca, uma roda de conversa abordará a importância do ingresso e permanência dos estudantes indígenas na universidade.

O Acolhimento Indígena encerra na quarta-feira (14), a partir das 14h, no Espaço Murupi, com a realização de uma mostra audiovisual que terá grafismos, danças e cânticos.

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.