Evento reúne produtores e pesquisadores em Médici


Publicado em: 11/08/2022 12:17:22

Participantes receberam orientações sobre investimentos e planejamento forrageiro para bovinocultura de corte e de leite.


A pecuária é uma das principais atividades econômicas de Rondônia. Alinhados a essa realidade, professores e pesquisadores do curso de Zootecnia da UNIR, campus de Presidente Médici, desenvolvem pesquisas que visam fortalecer e otimizar a produção animal por meio do emprego de novas tecnologias. Com o intuito de compartilhar os resultados dessas pesquisas com os produtores locais, foi realizado na última sexta-feira (5) o II Dia de Campo, um evento voltado para a apresentação de novas alternativas para o setor.

O tema do II Dia de Campo foi Planejamento forrageiro e de investimentos para criação de bovinos de corte e de leite. De acordo com a professora doutora Jucilene Cavali, docente no curso de Zootecnia da UNIR e coordenadora da ação, as tecnologias apresentadas no evento possibilitam ao produtor rural otimizar e potencializar a produção. “Rondônia tem mais de 16 milhões de cabeças de gado, cerca de 25 mil propriedades produtoras de leite e é o maior exportador de carne da região Norte. Tudo isso é baseado em pastagem e temos cerca de 60% dessas pastagens com algum tipo de degradação ou super pastejo. Por isso a importância de abordar esse tema no evento”, comenta Jucilene.

Por meio de palestras e atividades práticas ministradas por docentes e pesquisadores da UNIR, os mais de 50 produtores rurais que participaram do evento receberam informações sobre o processo de adubação foliar em forrageiras (plantas usadas como fonte de alimento para animais), fertilizantes, cerca elétrica para ovinos, insumos e qualidades de sementes. “É um evento pensado para mostrar ao produtor rural a diversidade de espécies forrageiras e novos híbridos que tem chegado ao estado, mostrar resultados de pesquisas sobre a avaliação da qualidade, resistência a secas e pragas, necessidade de fertilização, valor nutricional, palatabilidade e digestibilidade desses capins”, explica Jucilene Cavali.

O evento foi realizado no campo agrostológico do Campus UNIR de Presidente Médici, um espaço reservado para cultivo, demonstração e manejo das plantas forrageiras, que é mantido e cuidado pelos alunos do curso de Zootecnia. No local há cerca de 38 espécies de plantas forrageiras, incluindo os novos híbridos que foram apresentados aos produtores rurais durante o dia de campo.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.